Pesquisar

REUNIÃO DE COMANDO DA PMSE COM POLICIAIS FEMININAS MARCA A ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, 02/12/2010

Na manhã da última quinta-feira, 2, houve uma reunião entre o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel José Carlos Pedroso, e as policiais militares femininas das diversas subunidades da corporação. A convocação para a reunião foi realizada através do Boletim Geral Ostensivo (BGO) da corporação e o auditório da agência do Banese, na Avenida Augusto Maynard ficou lotado, membros da Diretoria Executiva da ASIMUSEP foram convidadas a fazer parte da mesa.

Durante sua fala, o Comandante Geral, demonstrou sensibilidade em relação a problemas antigos enfrentados pelas militares, a exemplo de falta de estrutura física para mulheres em muitas unidades e subunidades da PM; aquisição de uniformes e equipamentos de proteção individual com padronagem feminina. Outros problemas citados pelo comando foram às denúncias de assédio feitas por um semanário local e as questões inerentes à maternidade e as garantias de direitos às trabalhadoras deste período até os dois anos da criança.
Muitas policiais tiveram a oportunidade de expor os problemas enfrentados durante a rotina de trabalho, promoções, transferências em período de amamentação, equipamentos e falta de estrutura foram alguns dos temas relatados. O comando ouviu a todas com a devida atenção e respondeu que tentará minimizar essas questões através de atos administrativos, publicados em BGO, e ao mesmo tempo disse estar aberto para o descumprimento dessas determinações.
Após a palestra com o comando, nossa presidenta, Svetlana Barbosa, teve a oportunidade de conversar com as militares e expor os objetivos da ASIMUSEP. Além disso, mostrou os convênios e parcerias já estabelecidos e convidou às policiais a entrarem nessa luta pela igualdade através do diálogo e respeito mútuo com as instituições.
Estiveram presentes à reunião o deputado eleito Samuel Alves Barreto, capitão Samuel, e representantes da ASPRASE, que com essa iniciativa demonstram também estarem preocupados com os problemas enfrentados pelas mulheres trabalhadoras da Segurança Pública em Sergipe. Para a nossa presidenta, “o apoio é sempre bem vindo, pois as lutas pela igualdade, fundamentadas sempre pelo diálogo, precisam de todo apoio possível”.
No blog da ASPRASE, o sargento Araújo destacou a iniciativa da ASIMUSEP como legítima na busca pela consolidação de direitos que beneficiam especificamente o público feminino das instituições.
Novas reuniões deverão ser realizadas nos próximos meses com os gestores das Guardas Municipais, Polícia Civil, IML e Desipe.

Postado por ASIMUSEP-SE às 15:48