Pesquisar

Sergipanas participam do 1º Congresso de Profissionais da Segurança Pública em Pernambuco

Entre os dias 13 e 15 de março de 2019, no Centro de Convenções de Olinda, acontece o 1º Congresso de Profissionais da Segurança Pública de Pernambuco. O evento é promovido pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), por meio do Centro de Assistência Social (CAS), e contará com a participação de policiais femininas militares, civis e federais, além de guardas municipais e agentes penitenciárias de todo o Brasil.

O Seminário visa valorizar, informar, atualizar e atender as policiais femininas e suas demandas institucional e familiar, com debates acerca de temas como o projeto de adequação, inclusão e reforma dos alojamentos e banheiros femininos; administração financeira e educação doméstica; saúde feminina, maternidade, e saúde mental; assédio moral e sexual; comportamento, apresentação pessoal e manutenção; violência doméstica, entre outros.

“O Congresso foi idealizado com a finalidade de integrar as policiais femininas de todo o Brasil, uma vez que temos diversas demandas a serem debatidas, além das experiências profissionais de outros estados que iremos compartilhar. A iniciativa faz parte também do programa nacional de qualidade de vida que traz várias temáticas no tocante ao exercício da nossa profissão, que pretendemos implementar de forma conjunta em toda a corporação”, explica a presidente da comissão do congresso, coronel PM Valdenise Salvador.

Um grupo composto por sete policiais militares e duas agentes prisionais de Sergipe está representando o Estado no Congresso. Para a capitã Fabíola da PMSE, comandante do Projeto Piloto da Ronda Maria da Penha, que tem como objetivo somar esforços entre diversos órgãos no combate à violência contra a mulher e acompanhar 24 horas por dia as mulheres com medidas protetivas estabelecidas na Lei, “eventos como esse são importantes porque fortalecem as policiais femininas nas instituições as quais pertencem, possibilitando alcançar melhorias e equidade para as polícias de todo o Brasil”.

Vale ressaltar o apoio do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o coronel Gilfran Mateus, que cedeu o transporte, bem como, do comandante-geral da PM, coronel Marcony Cabral e do Secretário da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), Cristiano Barreto Guimarães, que liberaram suas servidoras para participar do evento, além da Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep) pelo apoio financeiro.

* Com informações do Portal da Prefeitura de Pernambuco